A ideia do deputado Salmito é buscar otimização de recursos públicos para, inclusive, investimentos estruturantes

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades, reúne, nesta segunda-feira (25/02), prefeitos, vereadores e presidentes das Câmaras dos 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de demais lideranças. O encontro, uma iniciativa do deputado Salmito (PDT), tem como tema A Governança Interfederativa e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMF.

“Estamos iniciando esse debate de planejamento e articulação regional porque os interesses da população de um município são, muitas vezes, intermunicipais”, ressalta o deputado. Para ele, essa discussão é importante porque, no Ceará, a Secretaria das Cidades está nos momentos finais da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que envolve a participação das gestões municipais e da população desses 19 municípios da Grande Fortaleza.

Segundo o parlamentar, faz-se necessário apresentar à sociedade cearense, por meio de seu legislativo estadual, os desafios enfrentados até o momento e os que se seguirão, como estratégia de ampliação do apoio da opinião pública sobre o tema, no Estado.

O PDUI é, de acordo com o referido instrumento legal, o definidor das diretrizes de políticas públicas que deverão ser aplicadas aos diferentes contextos metropolitanos brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

Palestra 1: A contribuição da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará para a Região Metropolitana de Fortaleza – Dep. Estadual Salmito Filho.

Palestra 2: A atuação da Secretaria das Cidades frente à Governança Interfederativa no Ceará

Palestra 3: A elaboração do PDUI nas Regiões Metropolitanas cearenses.

Serviço- Seminário A Governança Interfederativa e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMF

Data: 25/02/2019
Hora: 9h
Local: sala do complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará