Nesta sexta-feira (09/08), na Lagoa do Opaia, no bairro Vila União, o deputado Salmito (PDT) participou da 13ª edição do Lanternas Pela Paz, uma homenagem às vítimas da tragédia em Hiroshima e Nagasaki, que morreram no bombardeamento atômico na Segunda Guerra Mundial (1945).

Desde 2009 que o parlamentar participa anualmente do evento o qual é realizado como mobilização contra a violência e um chamado à construção da paz.

O ato, promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), e que lembra os 74 anos do maior crime de guerra já sofrido pela humanidade, reuniu centenas de pessoas que, após acenderem as velas, se direcionaram em caminhada até a lagoa, em batuque fúnebre e colocaram na água barquinhos feitos com garrafa pet e velas acesas com bandeirinhas brancas em seu interior. O gesto refere-se ao incidente em que as vítimas do bombardeio se jogaram nos rios para amenizar a dor das queimaduras.

O deputado esteve no evento acompanhado de seu filho Salmito Neto, do vereador de Fortaleza Benigno Júnior ( PSD), e de uma das moradoras do bairro e organizadora do evento, dona Maria José.