O Deputado Salmito (PDT), que no primeiro expediente falou sobre a gestão fiscal do Ceará e comparou com a de outros estados ricos do Brasil, voltou à tribuna, no tempo destinado à liderança da maior bancada da Assembleia Legislativa (AL), nesta quarta-feira ( 29/05), para debater com a oposição.

Conforme ressaltou Salmito, a AL é a Casa do debate. O Legislativo é o poder plural dos três poderes do Estado Democrático de Direito.
“Isso me encanta porque é debatendo que alcançamos os melhores argumentos, a população acompanha, vê como cada um trabalha as ideias, os argumentos. E eu queria lembrar aqui um filósofo considerado o pai do pensamento moderno, para todas as ciências modernas, que foi o filósofo francês René Descartes, conhecido como pensamento cartesiano. O que disse René Descartes? Ele disse que prefere autoridade do discurso ao discurso da autoridade. Qual é a diferença disso? O discurso da autoridade era o discurso predominante, antes da modernidade, antes das ciências modernas. Autoridade, por exemplo, em nome de Deus, autoridade da Igreja, então era o discurso que prevalecia”, pontuou o deputado.

Segundo o parlamentar que citou Descartes, em relação ao discurso da autoridade, se determinada autoridade está falando, ninguém questiona, ninguém pode discordar, é aquilo que vale. “O que é que significa autoridade do discurso? Significa ter argumentos consistentes para além dos chavões, das palavras, das frases de efeito, com todo respeito e com toda franqueza”, explicou.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado Salmito mostrou alguns números, voltando-se para o deputado soldado Noélio que é da oposição, que votou no então candidato a Governador do PSDB, no Paraná, e indagou: “O que é que fez o Governador do PSDB do Paraná, que é um dos dez estados mais ricos deste País? O ex-governador Beto Richa não deu um centavo de reajuste aos servidores. É o modelo que o Deputado Soldado Noélio e seus correligionários queriam para o estado do Ceará, e nós votamos aqui, a maioria desta Casa, v no governador Camilo, que é esse modelo, sim, que não tem quatro anos: tem 12 anos e aproveita grandes experiências extraordinárias que o estado do Ceará tem, que dá aula de educação pública para o Brasil, dá aula de como armazenar água em um estado que não tem água”, ressaltou.

“Povo cearense, presta atenção! Olha a fala do querido colega deputado soldado Noélio: ”pagar o salário dos servidores públicos em dia? Isso é medíocre”. Medíocre? Medíocre é não dar reajuste e nem pagar, como fizeram os estados mais ricos do Brasil, meu caro deputado soldado Noélio, nem pagaram, nem deram reajuste e são os estados mais ricos do Brasil, diferentemente do estado do Ceará, que é um dos estados mais pobres do Brasil, dito pelo autor clássico do livro “Formação Econômica do Brasil”, que completa 60 anos, agora em 2019. O Estado do Ceará não era nem para ter sido nem povoado, quem diz isso é Celso Furtado.