No tempo destinado às explicações pessoais, na sessão plenária desta quarta-feira (13/03), o Deputado Salmito (PDT) subiu à Tribuna para parabenizar o governador Camilo Santana e a equipe da secretaria da Educação, pelo registro do menor índice de evasão na história do ensino médio no Ceará, manchete do O POVO de hoje.
Segundo o deputado, isso é extraordinário para os cearenses e importante para o desenvolvimento do Estado e do nosso povo. Esses protagonistas de atos de violência, em sua maioria, são jovens.
“Quando nós melhoramos a qualidade da educação pública no estado, quando aumentamos a taxa de aprovação e diminuímos a taxa da evasão, estamos construindo o presente e preparando o futuro, inclusive para atacar, na linguagem popular, uma das causas das raízes da violência urbana no Ceará”, ressaltou o parlamentar.
Salmito salientou, ainda, que uma das principais causas da violência na vida dos jovens é, exatamente, o fato de estarem fora da escola. “Esse dado consta no relatório da Assembleia Legislativa, intitulado  Cada Vida Importa, do Comitê de Prevenção a Homicídios na Adolescência (CCPHA), à época (2016), coordenado pelo ex-deputado Ivo Gomes, atual prefeito de Sobral, e relatado pelo deputado Renato Roseno”, esclarece.