A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) terá como seu presidente para o biênio 2019/2020, o deputado Salmito (PDT). O anúncio oficial foi feito no final da tarde de quinta-feira (14), pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado José Sarto.
“É uma honra ter a confiança da Mesa Diretora da AL, do presidente José Sarto. Espero contribuir com a capacitação de quadros para a gestão pública, seja para o Executivo ou Legislativo”, destacou o novo presidente. Salmito ressalta que a agenda de trabalho busca efetivar as intercessões das três instituições (Unipace, Inesp e Altos Estudos), e, assim, servir com conceitos, novas ideias e pautas propositivas para o Ceará e para a população cearense.
Durante a reunião, o presidente José Sarto afirmou que a Unipace, juntamente com o Inesp e com a Comissão de Altos Estudos, deve produzir projetos e programas de discussão com a sociedade e a academia. Segundo Sarto, a iniciativa busca colocar o Parlamento no centro de debates da macropolítica e das macroideias.
Salmito é professor e sociólogo. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e, por três vezes, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (Cmfor).

Saiba mais sobre a UNIPACE
A Escola Superior do Parlamento, denominada Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE, foi instituída por meio da Resolução Nº 555/2007, alterada pela Resolução Nº 581/2008 e atualizada pela Resolução Nº 640/2012. 
Conforme o Parecer CNE/CES nº 590/2013, as Escolas de Governo são instituições públicas, criadas com a finalidade de promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, visando ao fortalecimento e à ampliação da capacidade de execução do Estado, tendo em vista a formulação, a implantação, a execução e a avaliação das políticas públicas.
Missão
Promover soluções que contribuam para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo por meio da qualificação dos servidores, agentes e lideranças políticas e fomentar políticas públicas inovadoras, com excelência dos serviços ofertados e responsabilidade cívica, aproximando os cidadãos da esfera legislativa.
Objetivos
I – Prover soluções que contribuam para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da cidadania, por meio da qualificação dos servidores da Assembleia Legislativa e das Câmaras Municipais do Estado do Ceará, parlamentares, agentes e lideranças políticas e cidadãos;
II – Desenvolver formação e pesquisas em políticas públicas, bem como atividades de ensino voltadas para o desenvolvimento humano, social, administrativo, político e econômico do Estado, com inovação, excelência dos serviços e responsabilidade cívica;
III – Contribuir para o aprimoramento do Parlamento Cearense, capacitando os servidores da Assembleia e das Câmaras Municipais e lideranças políticas, por meio da inovação, da tecnologia e da gestão compartilhada, em educação legislativa, consolidando carreiras específicas do legislativo.
Para alcançar os objetivos supracitados, a UNIPACE desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo cursos livres, de idiomas e de pós-graduação lato sensu; realizando eventos diversos como seminários, simpósios e congressos; executando projetos sociais e produzindo pesquisas e publicações de interesse do Poder Legislativo e do Estado, bem como da Gestão e Planejamento Público.
Funcionamento
Segunda à sexta, das 8h às 12h e de 13h às 21h.
Endereço: 1º andar do Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes, Anexo II da Assembleia Legislativa