A Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL), presidida pelo deputado Salmito (PDT), esteve reunida, nesta quarta-feira (12/06), com o presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Ceará(Fiec), Ricardo Cavalcante.

Durante o encontro, os parlamentares conheceram o Observatório da Indústria da Fiec e os projetos desenvolvidos, a exemplo das Rotas Estratégicas Setoriais e o Masterplan, além das casas de serviço Senai, Sesi e IEL Ceará.

 

Estiveram presentes ao evento os deputados Romeu Aldigueri (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Guilherme Landim (PDT) e Sérgio Aguiar (PDT), além da equipe gestora da Universidade do Parlamento (Unipace), atualmente presidida pelo deputado Salmito.

O presidente da Comissão Especial, deputado Salmito, agradeceu a visita, que destacou como extremamente positiva e com expectativas alvissareiras. “Quero, inclusive, parabenizar o presidente Beto Studart e sua equipe. A Fiec tem ferramentas, e o Observatório da Indústria é uma dessas ferramentas que reúne informações atualizadas, com fontes oficiais e consistentes de cada município, com o perfil social, demográfico, econômico e educacional, seja educacional tradicional ou formal, seja da educação profissional de cada um dos 184 municípios, e também regional de cada uma das 14 Regiões de Planejamento do Estado do Ceará”, pontuou o deputado. 

Ainda segundo Salmito, o colegiado esteve na Fiec para conhecer essa ferramenta e, assim, interagir no caso do desenvolvimento econômico no segmento industrial, que é o que interessa à Fiec e, também, conhecer a própria ferramenta, que pode estar a serviço do interesse público, da AL, e da comissão.  “A visita foi muito proveitosa, um diálogo respeitoso, buscando o interesse público, na perspectiva do desenvolvimento, no caso, regional, das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará”, destacou o parlamentar.

O presidente eleito Ricardo Cavalcante destacou a importância do relacionamento da federação com a sociedade. Ele enalteceu a visita dacomissão, articulada pelo deputado Salmito, e apontou que o parlamento é um importante instrumento dessa articulação por ser composto de pessoas que representam a sociedade. Cavalcante colocou a Fiec à disposição do Parlamento para colaborar no que for preciso em prol do desenvolvimento do estado, já que esse desenvolvimento representa também a evolução das empresas e da economia, em geral. 

Durante a reunião, houve apresentação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Ceará), feita pelo diretor regional, Paulo André Holanda, que destacou os projetos e números das várias áreas de atuação do Senai. Em seguida, a superintendente regional do Sesi Ceará, Veridiana Soárez, apresentou o Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará) ressaltando os programas desenvolvidos pela instituição;  e a gerente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Beatriz Barreira, explicou a atuação do (instituto no  Ceará) IEL no Ceará.

Ao final, o Observatório da Indústria foi apresentado pelo gerente Guilherme Muchale. Esse Observatório tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. Para tanto, disponibiliza plataforma com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros.