Em solenidade de abertura dos trabalhos da 18º Legislatura, na manhã desta quarta-feira, 1°, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT),  ressaltou o compromisso assumido pelos 43 parlamentares em manter o bom debate em benefício da cidade, através da apresentação de projetos e da fiscalização das ações do Executivo. O presidente destacou que a pauta para início dos trabalhos gera expectativa para todo conjunto de vereadores, que, segundo ele, embora sejam Poderes independentes, o Legislativo pretende trabalhar em sintonia com o governo municipal na busca de projetos que beneficiem a população, assim como fez nos últimos quatro anos. 
“Não é porque é de oposição que não pode sentar com o prefeito, pelo contrário. O prefeito está buscando o bem comum e o interesse público da cidade. Parabéns aos vereadores de oposição e de base que já conversaram com o prefeito, e parabéns ao prefeito por ter essa cultura democrática”, afirmou.
Em seguida, Salmito Filho passou a palavra ao prefeito Roberto Cláudio, que prestou contas do que foi realizado em 2016 e  afirmou ter o compromisso de sempre fortalecer e unir cada vez mais o Poder Executivo ao Poder Legislativo, destacando que vai retomar uma prática que vem exercendo desde o início de seu primeiro mandato como prefeito de Fortaleza, que é agendar atendimento individual a todos os vereadores da Capital. 
Após a fala do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o presidente Salmito Filho, concluiu a cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos agradecendo a presença do prefeito e dos demais pares e autoridades, e disse que a Câmara Municipal apresentou uma das maiores produções legislativas já registrados para o mês de janeiro, com quase 400 projetos, divididos entre projetos de lei, de indicação, requerimentos, audiências e solenidades. Por último, o Presidente da CMFor entregou ao prefeito, vice-prefeito e autoridades presentes exemplares do Pacto por Fortaleza, do Pacto Revisado, o relatório de atividades do biênio 2015-2016 da Mesa Diretora e o livro que conta a história da Câmara Municipal de Fortaleza. Processo eleitoral não prejudicará o andamento dos trabalhos do Legislativo.