A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã da última quarta-feira, 14, a Sessão Solene do lançamento do livro e documentário da história da “Câmara Municipal de Fortaleza”, que conta a história da CMFor desde a sua concepção no início de 1900, até os dias de hoje, dando destaque nas contribuições que a Casa do Povo realizou ao longo dos anos.

A Solenidade foi presidida pelo Presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), que destacou a importância do lançamento do livro e documentário, obra produzida pela Fundação Demócrito Rocha. Salmito ressaltou que a CMFor faz história todo dia, seja no debate na apreciação e votação das matérias ou mesmo fiscalizando o Poder Executivo, e que isso tudo está compactado no livro da história da Câmara Municipal de Fortaleza, ressaltando o valor histórico do documento.

“Foi feito um levantamento histórico de toda a história da Câmara Municipal de Fortaleza, desde o seu primeiro momento, como uma das instituições públicas mais antigas do Estado, até os dias de hoje. É uma ferramenta que poderá e irá contribuir para pesquisadores da ciência política, historiadores, sociólogos para entenderem o Poder Legislativo de nossa cidade. Não existe cidadania forte, sem população que conheça sua história”, afirmou.

Em seguida, o Presidente da Fundação Democrito Rocha, João Dummar Neto, fez um breve apanhado do que a fundação procurou destacar no livro, como a fundação da Câmara, e explicou que o resultado não foi apenas na produção de um livro, mas também como um documentário, programas de rádios e cadernos especiais que serão veiculados no jornal O Povo.

“Faço aqui meu agradecimento e é uma honra documentar e lançar em formato de livro de documentários a história da Câmara de Fortaleza. A cidade é um conjunto de história de pessoas e eventos, cada uma representando o mosaico de uma comunidade, e a história da Câmara Municipal de Fortaleza é um dos mais importantes mosaicos da arquitetura da cidade. Foram feitas pesquisas, levantamento de dados que resultou em um processo rico de aprendizado e história. Agradeço mais uma vez e tenho a honra de entregar esse documento histórico fundamental para historiadores, educadores e sociedade em geral”, ressaltou.

Depois do documentário, Salmito Filho entregou a cada ex-presidente da CMFor presente um exemplar do livro e afirmou que cópias do livro serão entregues aos vereadores e que também haverão exemplares de consulta para pessoas que visitarem a Casa do Povo. Salmito ressaltou a importância de todos os ex-presidentes que passaram pela Casa e disse que cada um, a sua maneira, deixou uma marca importante na cidade, e explicou que enquanto o país passa por uma grave crise política e financeira, a Câmara Municipal de Fortaleza procura cada vez mais cumprir seu papel com rigor.

“Como disseram alguns historiadores, não há democracia sem o parlamento. Enquanto esta Casa estiver aberta, estará acontecendo o bom debate democrático tão vital e necessário. Concluo parabenizando a cada um dos servidores, vereadores e funcionários que fazem parte desta história contínua. Enquanto o país ultrapassa uma grave e complexa crise política e crise econômica, essa Casa vai ao rumo de cumprir seu papel republicano. Ela tem compromisso com a democracia e população de Fortaleza”, comentou.