O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, prestigiou na noite da última sexta-feira (18), na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC – Sindicato), o lançamento do livro Brasilidades – Ensaios socioeconômicos, de autoria do professor Eduardo Girão Santiago, coordenador do Departamento de Ciências Social da UFC.

Na ocasião Salmito destacou o trabalho realizado pelo professor Eduardo Girão Santiago no campo acadêmico e ressaltou a importância de publicações com o olhar do livro Brasilidades sobre a sociedade.
Evidenciando o papel da obra no incentivo de uma análise da sociedade brasileira, o professor Eduardo Santiago retratou o momento delicado que o país enfrenta apontando uma fragilidade institucional. O estudioso retratou ainda a falta de autonomia do Brasil e de um “projeto de nação”. “A tese central desse ensaio consiste na crença de que o Brasil só será de todos quando o conjunto de seu povo for incluído nas políticas públicas em escala universal e livre da apartação social”, ressaltou o autor.

A obra trata das origens e dos dilemas do Brasil, colocando em evidência os pensadores Varnhagen, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Clovis Lugon, Henry Koster, Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro.