Durante a Plenária Final de Salmito12500, o prefeito Roberto Cláudio 12 enalteceu o amigo, o vereador e candidato à reeleição Salmito Filho. "Em respeito a muita gente que conheço em Fortaleza, no interior do estado e que milita na política (de Fortaleza), em Brasília, existe pouca gente que tenha as virtudes que o Salmito tem. É um cara decentíssimo, leal e claro nos seus posicionamentos, nem que, eventualmente, esses posicionamentos lhe custem algum tipo de incompreensão".
 
Roberto Cláudio 12 acrescentou que, além da decência e lealdade, Salmito tem  formação, tem competência, formação de valores familiares e também pessoais. "É um cara que sempre foi atrás de aprender, de crescer, de agregar novos conhecimentos. E, a cada mandato que passou, foi sendo lapidado como um diamante, porque foi atrás de melhorar, de conhecer mais", disse o Prefeito.
 
Segundo ainda o candidato à reeleição ao Palácio do Bispo,  Salmito tem uma característica que lhe dá uma peculiaridade para esse novo mandato. “Muitas vezes, quando está no parlamento, a gente cobra - e o papel do parlamento é cobrar mesmo. O bom parlamentar é aquele que cobra, mas a gente cobra melhor quando a gente conhece o outro lado da mesa, quando a gente conhece bem o Executivo e, principalmente, quando se foi um bom executivo. Salmito foi um secretário de Turismo para entrar na história da cidade de Fortaleza.
 
Roberto Cláudio, além de enaltecer o bom executivo que Salmito foi, lembrou das obras que ele entregou ao fortalezense e afirmou que ele preparou a cidade para receber, e esta Capital está recebendo agora, pelo menos, mais de R$ 700 milhões, em dois financiamentos que ajudarão o turismo e a infraestrutura da cidade de Fortaleza. O prefeito se referia aos recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que o então secretário do Turismo, Salmito Filho, reativou ao  assumir a pasta.
 
“Todas essas virtudes somadas dão a Fortaleza, e a mim, como morador desta cidade, a obrigação de dar ao Salmito – não a ele, porque ele não é mais ele –, mas ao projeto de sua campanha, uma grande votação. Salmito está construindo uma trajetória de um homem público vencedor”, acrescentou o prefeito.